Economizar o consumo de energia é uma forma de proteger o meio ambiente e de aliviar o seu bolso, já que as contas de luz ficam mais baratas.

Muito se discute sobre as vantagens de diminuir o consumo de energia, a relevância desse esforço para o planeta, só que nem todos têm consciência sobre a importância de reduzir o desperdício imediatamente.

Isso acontece porque a maioria das pessoas desconhece o impacto causado pelo alto consumo de energia.

Diversas etapas são necessárias para gerar energia elétrica. A construção de hidrelétricas — a etapa mais impactante — é apenas uma dela

Apesar de serem consideradas uma fonte de energia limpa, essas usinas,  trazem consequências negativas para o meio ambiente.

Neste artigo, você vai conhecer os efeitos que o alto consumo energético pode ter na natureza e entender a importância de começarmos a economizar energia em casa.

Ao reduzir o consumo de energia, você também economiza água

Muita gente ainda não atentou para o fato de que existe uma relação direta entre água e energia.

No Brasil, cerca de 90% da energia elétrica é produzida a partir de hidrelétricas, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Ora, as hidrelétricas precisam de água para produzir energia. Assim sendo, quanto maior o consumo energético dos brasileiros, maior será a quantidade de água necessária para gerar energia.

O problema é que várias regiões do país, incluindo o Sudeste, vêm enfrentando prolongados períodos de seca que ameaçam o abastecimento de água e, também, a geração de energia. Dessa forma, além da falta de água, há risco de apagões.

Você protege o meio ambiente

Além de ser uma forma de economizar água, item essencial para manutenção da vida, economizar no consumo de energia é fundamental para a proteção do meio ambiente.

Quanto mais energia utilizarmos, maior será a necessidade de construir hidrelétricas por todo o país.

O resultado disso é a destruição de mais florestas, mudanças no curso de rios e até mesmo a retirada de comunidades inteiras do local que abrigará a usina.

Em muitos casos, a construção de hidrelétricas destrói o habitat de animais em extinção ou animais que só são encontrados naquela região do país.

Você pode economizar até 40% na conta de luz

Com medidas simples de economia, você vai proteger o meio ambiente e perceber uma grande diferença no quanto você gasta com a conta de luz.

Aproveitar a iluminação natural da sua casa, utilizar lâmpadas LED ou fazer um projeto luminotécnico também são passos que ajudam a economizar.

Outras medidas simples e eficientes para reduzir o consumo de energia elétrica, nos horários de pico (de 18h às 21h), já trazem bons resultados.

Procure comprar aparelhos eletrodomésticos com o Selo Procel categoria "A", mantenha as luzes ligadas apenas pelo tempo necessário, evite ligar mais de uma televisão ao mesmo tempo, principalmente durante o período de pico.

O que você faz para economizar energia em casa? Compartilhe suas dicas conosco, dê sua opinião e divulgue para seus amigos e vizinhos como é importante reduzir o consumo de energia.