Decorar uma casa com as principais novidades e tendências de decoração não é tão difícil ou caro quanto pode parecer. O segredo está em saber adaptar o seu lar para o dia a dia, utilizando materiais criativos, acessórios customizados e cores elegantes para ambientes mais aconchegantes e modernos.

Assim, tanto áreas amplas como espaços mais compactos podem revelar o conforto tão esperado para descansar ou receber amigos. O mais importante é ter o cuidado de deixar um pouco da sua personalidade em cada ambiente.

Então, para ajudar você nessa etapa que pode ser também muito prazerosa, trouxemos algumas dicas para inspirar a decoração no seu imóvel, do interior à parte externa. Confira o post de hoje:

1. Parede de cortiça

Uma ideia criativa, econômica e com efeito diferenciado na decoração é a parede de cortiça. Além de manter o ambiente aquecido e aconchegante, esse material serve para personalizar o espaço com fotos, recordações, avisos e bilhetes.

Outra vantagem é a absorção dos ruídos no próprio ambiente, aumentando o grau de isolamento acústico. Sendo assim, as cortiças são boas opções para escritórios, por exemplo.

O revestimento de uma superfície com a cortiça também tem ganhado cada vez mais adeptos devido à facilidade do uso e aplicação, tanto em placas quanto em adesivo autocolante.

2. Cores que são tendências de decoração

A paleta neutra tornou-se febre no mundo da moda e agora também na decoração. Os tons como nude, bege, bronze e fendi estão entre as grandes tendências deste ano, ao lado de cores fortes e do estiloso preto e branco.

E engana-se quem acredita que essas cores estejam presentes apenas nas paredes. Móveis, objetos decorativos e pisos externos estão liberados para usar e abusar dessas tonalidades, que podem ser acentuadas com uma boa iluminação.

Cores como verde-escuro, azul-escuro e vermelho picante podem ser utilizadas com referências geométricas em tecidos e papéis de parede. As combinações com pastilhas e cerâmicas nos revestimentos de paredes e pisos também chegaram com tudo.

3. Almofadas estampadas

Na hora de acrescentar cor aos ambientes — como salas e quartos — e fazer os itens decorativos harmonizarem com cada área vale a pena pensar na função da almofada.

Vale lembrar que esse tipo de acessório, às vezes esquecido e pouco valorizado, tem grande potencial na decoração de interiores e da área externa. Por isso, as estampas vieram para modernizá-lo, deixando os espaços mais leves e descontraídos.

Desenhos geométricos, listras e figuras são as apostas que vêm dando certo entre as últimas tendências de decoração. Vale a pena investir!

4. Objetos handmade

A decoração tem caminhado a passos largos para a valorização e a exaltação do trabalho handmade no Brasil — os objetos feitos à mão por verdadeiros artistas.

Peças artesanais, como quadros de patchwork — uma técnica artesanal —, mobiliário com pallets, crochê, esculturas de argila e madeira, e o tricô são apenas alguns exemplos.

Esses itens produzidos manualmente são bastante úteis para conferir personalidade ao seu lar sem gastar muito. Melhor ainda: mantendo a exclusividade, já que o processo de produção difere de peça para peça.

5. Luminárias harmonizando o ambiente

A iluminação tem papel fundamental na harmonia visual de cada ambiente e é capaz de proporcionar bem-estar e aconchego de acordo com a tonalidade da luz, seja ela fria — tonalidade branca — ou quente — amarelada.

Outra grande utilidade da iluminação é na composição dos ambientes, sendo também peça-chave em todo projeto decorativo. Devido a isso, as luminárias foram ganhando cada vez mais espaço e, atualmente, fazem parte das tendências de decoração.

Não faltam modelos e lâmpadas diferentes para todos os gostos. Uma boa sugestão para ambientes de pé-direito alto são as pendentes ou de coluna, pela sua versatilidade. Elas vão do clássico ao contemporâneo e ainda servem como iluminação geral do cômodo.

Já as luminárias embutidas e os spots — com fachos de luz mais direcionados — são perfeitos para a iluminação em ambientes com pé-direito baixo.

Quanto às lâmpadas, os tipos em LED vêm ganhando a preferência. Apesar de um pouco mais caras, a sua durabilidade, economia de energia e menor agressão ao meio ambiente compensam no final.

6. Jardins com lago

Em um país tropical como o Brasil, o recurso dos lagos artificiais está sempre em alta, pois em harmonia com as plantas eles equilibram a umidade e refrescam o local. Por isso, o ideal é construí-lo próximo às portas e janelas. Assim, o aconchego dessa atmosfera será remetido para o interior da casa.

Uma boa dica para deixar o jardim ainda mais deslumbrante é combinar pedras junto ao lago, deques de madeira e árvores. Em espaços amplos, o lago pode ser projetado como espelho d'água, refletindo a decoração da construção, assim como os efeitos celestes.

Agora, mesmo em espaços não tão amplos é possível evidenciar esse contato com a natureza, utilizando vasos de plantas e ornamentação vertical. O cenário dos jardins pode ficar ainda mais deslumbrante com as cores e móveis que são tendência este ano.

7. Sala de estar ao ar livre

Quem dispõe de generosa área externa sabe como as reuniões em família ou com os amigos são agradáveis. Portanto, para deixá-la ainda mais confortável, invista em móveis, espelhos e artigos decorativos.

A disposição pode ser feita em um cantinho coberto no quintal. Assim não terá tempo ruim para recepções, não é mesmo? Para a decoração, móveis rústicos e acessórios com estampas variadas darão um ar de modernidade ao local.

Uma boa opção para aproveitamento dos espaços, principalmente em áreas menores, é utilizar a parede de muros ou da edificação para a decoração vertical. Vasos de flores, painéis e jardineiras suspensas são excelentes recursos.

8. Estampas também na parte externa

Se você já investiu na construção de uma boa área externa, mas quer acompanhar as tendências de decoração, vale dar uma repaginada com estampas no piso e nas paredes.

Para o chão, os pisos hidráulicos surgem como forte tendência, justamente por permitirem um colorido único e capaz de alegrar o ambiente. Entretanto, como esse tipo de revestimento costuma manchar e riscar com facilidade, o mesmo efeito pode ser criado a partir de pisos de cerâmica, uma alternativa mais durável.

Já o colorido da parede pode ficar limitado a um painel. Assim, você acompanha a tendência que inspira uma obra de arte sem ter gastos excessivos redecorando toda a extensão. Pastilhas e azulejos coloridos podem compor esse painel com criação exclusiva.

Outra ideia é recorrer às cerâmicas com estampas prontas, também capazes de conferir um ar inovador.

Agora, se você pretende investir o mínimo possível nessa repaginada, brinque com os acessórios, como almofadas e vasos de plantas coloridos. Abuse da criatividade!

9. Muro com texturas

Os muros sempre foram grandes aliados na decoração externa. Este ano não foi diferente. Para os espaços mais compactos, então, esse recurso é excelente, pois combina bem com ornamentações verticais, por exemplo. Os revestimentos mais indicados são pedras, exatamente por conferirem um aspecto mais natural.

Uma alternativa contemporânea em alta é a utilização do concreto na decoração externa. Para acompanhar essa tendência, nada de utilizar recursos visando suavizar a aspereza do concreto, certo? Atualmente, algumas cerâmicas são bastante fiéis às características do concreto, com a vantagem de facilitar a limpeza.

Bom, decorar o seu lar é um processo que pode demorar um pouco, mas vale muito a pena.

Com todas essas dicas de tendências de decoração será possível deixar a sua casa com aspecto moderno e sem gastar muito! Se você gostou, compartilhe o nosso post nas redes sociais e ajude os amigos a também se inspirarem!