O conforto do lar e a iluminação é resultado de uma série de fatores que contribuem para o bem-estar do morador, e a iluminação é um deles. Espaços amplos e com bastante luz natural ajudam a compor um ambiente agradável, mas nem sempre é possível contar com essas duas características.

Se você deseja iluminar sua casa, mas não pretende gastar com reformas caras e demoradas, saiba que existem soluções simples que ajudam bastante. Confira algumas dicas de decoração práticas que separamos para você:

Dê mais espaço à luz natural

Antes de tudo, é preciso entender por que o ambiente não está iluminado. Alguns espaços da casa podem não contar com janelas bem posicionadas ou amplas, então, é preciso multiplicar o ponto de luz natural que o ambiente recebe. E como fazer isso? Com espelhos!

O uso de espelhos bem posicionados - voltados para a janela, por exemplo - aumenta a incidência de luz no cômodo. Com a luz refletindo no espelho, o ambiente ganha mais focos de luz natural, e ainda ajuda a criar uma sensação de amplitude.

Outra dica é apostar em cores claras, como branco, bege e cinza. Essas cores também ajudam a refletir a luz natural, e a ideia é aplicá-las tanto nas paredes quanto no piso e no mobiliário. Se o cômodo contém muitos móveis ou piso com cores escuras - que, por sua vez, absorvem a luz -, o uso de cores claras na parede e no forro é essencial.

Aposte em luminárias como decoração

O ideal é colocar uma fonte de luz central que ilumine todo o cômodo e complementar com abajures e luminárias de piso em pontos onde as sombras são mais presentes.

A iluminação também ajuda a destacar detalhes da decoração, como faixas de LED em aberturas do forro de gesso, ou luminárias de luz direcionada apontadas para quadros e prateleiras, por exemplo.

Prateleiras de vidro podem ser iluminadas por dentro, também com LED, criando um charme a mais e destacando objetos em seu interior. Outra dica é pendurar luminárias criativas, que também se tornam peças decorativas, sobre a mesa de jantar, embelezando ainda mais o cômodo.

Use as dicas de decoração de acordo com o cômodo

Diferentes peças da casa pedem diferentes formas de serem iluminadas. A cozinha, uma área de trabalho que oferece riscos de acidentes, precisa de bastante iluminação. Luminárias com lâmpadas fluorescentes de cor branca e luz direcionada em pontos de sombra podem ajudar com o preparo das refeições.

O banheiro necessita de uma iluminação geral e outra para o rosto, em frente ao espelho, e suportes bem vedados, por ser um ambiente úmido. Já no quarto, o essencial é que as lâmpadas não apareçam, para não ofuscarem os olhos.

Utilize abajures e luminárias, por oferecem uma iluminação mais amena, e posicione-os ao lado da cama, facilitando a leitura. Na sala de estar e de jantar, como já mencionado, as luminárias podem servir como decoração, e a luz direcionada dá destaque a objetos especiais.

Economize com a iluminação

O ideal é maximizar a incidência de luz natural e substituir lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LED. Mais duráveis e eficientes, as lâmpadas de LED economizam até 80% e não prejudicam o ambiente, por não conter chumbo ou mercúrio.

Agora, seja para comprar materiais com segurança e agilidade ou para conferir ainda mais dicas sobre como iluminar sua casa, você pode sempre contar com uma empresa especializada em materiais elétricos e iluminação.

Que tal aproveitar essas dicas de decoração para trazer mais luz à sua casa? Garanta outras mais e receba novidades e informações sobre iluminação e decoração assinando nossa newsletter, e curta o seu lar da forma como você sempre quis.